Já ouviu falar em Verruga Plantar? E Olho de Peixe?

Já ouviu falar em Verruga Plantar E Olho de Peixe

Você certamente conhece alguém que possui ou já teve Verruga Plantar, ou mais conhecida popularmente como Olho de Peixe.
As Verrugas Plantares são crescimentos rígidos e salientes, de cor amarelada e com um ou mais pontos negros, que aparecem na sola dos pés, crescendo para dentro, abaixo de uma espessa camada de pele semelhante a um calo.
Muitas verrugas plantares não chegam a constituir problema e não requerem tratamento, mas se causam grande desconforto ou dor podem exigir uma intervenção médica para removê-la.

Doutora, mas por que elas surgem?

As verrugas plantares são causadas por uma infecção pelo HPV (papilomavírus humano), quando esse vírus penetra em pequenas fissuras na sola dos pés. Embora haja mais de uma centena de tipos de HPV somente uns poucos causam verrugas nos pés. Outros tipos de HPV causam verrugas em outras áreas do corpo. Nem todas as pessoas que entram em contato com o HPV desenvolvem verrugas porque o vírus pode ser combatido pelo sistema imunológico das pessoas. O HPV que causa verrugas plantares não é contagioso, embora devido a sua natureza infecciosa as lesões podem permitir a disseminação para outras pessoas ou para outros locais no corpo da mesma pessoa.

Existe tratamento?

Existe sim tratamento. Nos casos em que as verrugas plantares estiverem crescendo ou gerando dores o médico pode realizar tratamentos que envolvem o uso de ácido salicílico, de vacinas, de crioterapia (congelamento) e tratamento a laser. Se esses tratamentos não funcionarem, o médico pode recorrer a procedimentos cirúrgicos para retirar as verrugas, mas isso raramente é necessário.
Mas lembre-se, é importante não realizar tratamentos caseiros, pois podem piorar. Deve-se procurar ajuda de seu médico de confiança para que possa direcionar o melhor tratamento.

Já ouviu falar em Verruga Plantar E Olho de Peixe