Já ouviu falar em Alopecia Frontal Fibrosante?

Já ouviu falar em Alopecia Frontal Fibrosante

Já ouviu falar em Alopecia Frontal Fibrosante?
Aumento na queda diária de cabelos? Pele discretamente avermelhada na orla frontal do couro cabeludo? Áspera com ausência de cabelos finos? Ausência de dor ou coceira? Isso pode ser Alopecia Fibrosante Frontal!
Alopecia Fibrosante Frontal é uma doença que atinge em sua maioria mulheres pós-menopausa, mas há relatos de mulheres jovens e também homens.
Doutora, mas como é isso?

Esta doença provoca recuo dos cabelos na região frontal e lateral, e muitas vezes em toda orla do couro cabeludo. Em casos avançados, a doença pode chegar até a região central do couro cabeludo, por isso é importante o diagnóstico mais precoce possível.
Nota-se um aumento na queda diária de cabelos, e na orla frontal do couro cabeludo observa-se pele discretamente avermelhada, áspera com ausência de cabelos finos, ausência de dor ou coceira.
A evolução da doença ocorre de forma lenta, porém contínua.
Em alguns casos, além da queda do cabelo, nota-se perda de sobrancelhas, e menos frequentemente, pelos das axilas, antebraços e púbicos.
A causa da doença ainda é desconhecida, porém acredita-se que seja uma doença autoimune, ou seja, o organismo começa a produzir anticorpos contra os próprios cabelos, fazendo com que ocorre esta perda.
Mas Doutora, isso tem tratamento?

O tratamento da doença é para estabilizar a sua progressão, não deixando ela se alastrar pelo couro cabeludo, não perder as sobrancelhas e pelos do corpo.
O diagnóstico é feito pela clínica e confirmado pela biopsia, porém ainda não existe um tratamento específico para a alopecia fibrosante frontal. Tratamentos com medicamentos anti-inflamatórios dão ótimos resultados no sentido de estabilizar a doença e evitar a sua progressão.
Se notar que está com algum destes sintomas, procure seu dermatologista de confiança para que possa analisar e realizar o tratamento adequado.

Já ouviu falar em Alopecia Frontal Fibrosante