Alopecia Cicatricial Centrífuga?

Alopecia Cicatricial Centrífuga

Falamos na última publicação sobre Alopecia Frontal Fibrosante, para que não haja dúvidas, pois muitas pessoas confundem, vamos entender sobre a Alopecia Cicatricial Centrífuga.
A Alopecia Cicatricial não é uma doença específica: o termo reúne uma série de problemas de saúde que geram queda de cabelos.
O que eles têm em comum é que o dano causado aos folículos capilares pode ser permanente e irreversível, tornando-os incapazes de produzir fios.
Existem dois tipos de Alopecia Cicatricial, sendo classificados como Primários e Secundários.
A alopecias cicatriciais primárias nas quais o folículo piloso é o alvo do processo inflamatório destrutivo. Em alopecias cicatriciais secundárias, a destruição do folículo de cabelo é acessória em relação com um processo não folículo-dirigida ou lesão externa, infecções graves, tais como, queimaduras, radiação ou tumores. Alopecias cicatriciais primárias são ainda classificados pelo tipo de células inflamatórias que destroem o folículo piloso durante a fase ativa da doença.

Doutora qual a causa?

A causa das várias alopecias cicatriciais é mal compreendida. No entanto, todas as elas envolvem inflamação dirigido para a parte superior do folículo capilar onde as células estaminais e as glândulas sebáceas (glândula óleo) estão localizados.
Esta doença pode afetar tanto homens quanto mulheres em diferentes fases da vida, embora alopecias cicatriciais não sejam vistas em crianças.
Em geral, alopecias cicatriciais não estão associadas com outras doenças, e geralmente ocorrem em homens e mulheres saudáveis.
O tratamento são diferentes para cada subtipo e cada paciente, por isso é tão importante a procura por um médico dermatologista de confiança, para que avalie o seu caso em específico.

Alopecia Cicatricial Centrífuga