Hanseniase?

Hanseniase?

Hanseníase

A hanseníase, também conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada por uma bactéria. Porém, a doença é curável, mas se não tratada pode ser preocupante. Hoje, em todo o mundo, o tratamento é oferecido gratuitamente.
Doutora quais os sintomas?

Os principais sintomas são: manchas no corpo e diminuição da sensibilidade, podendo ainda ocorrer diminuição de força muscular e nódulos.

São identificadas quatro formas da doença:

• Hanseníase Indeterminada: Estágio inicial da doença e muito comum em crianças. Quando começa nesse estágio, apenas 25% dos casos evoluem para outras formas.
• Hanseníase Tuberculóide: Forma mais leve da doença. A pessoa tem apenas uma ou poucas manchas pálidas na pele. Ocorre quando a patologia é paucibacilar (com poucos bacilos), ou seja, não contagiosa. Alterações nos nervos próximos à lesão, podem causar dor, fraqueza e atrofia muscular.
• Hanseníase Borderline:Forma intermediária da doença. Há mais manchas na pele e cobrindo áreas mais extensas, em alguns casos é difícil precisar onde começa e onde termina.
• Hanseníase Virchowiana: Forma grave da doença, multibacilar, com muitos bacilos, e contagiosa. Os inchaços são generalizados e há erupções cutâneas, dormência e fraqueza muscular. Nariz, rins e órgãos reprodutivos masculinos também podem ser afetados.

A melhor forma de prevenir a doença é mantendo o sistema imunológico eficiente. Ter boa alimentação, praticar atividade física, manter condições aceitáveis de higiene também ajudam a manter a doença longe, pois, caso haja contato com a bactéria, logo o organismo irá combatê-la.
É fundamental seguir o tratamento, pois é eficaz e permite a cura da doença, caso não seja interrompido. A primeira dose do medicamento já garante que a hanseníase não será transmitida.
É importante lembrar que, se notar o surgimento de qualquer irregularidade é preciso buscar a ajuda de seu médico dermatologista de confiança para que identifique o melhor tratamento e como proceder em cada caso.

Hanseníase

Responder